Logo-Eduardo
O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual)

O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) é uma condição que afeta as funções intelectuais e adaptativas, com dificuldades para atingir habilidades esperadas para a idade. As funções intelectuais incluem raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, aprendizado acadêmico e experiencial. Já as funções adaptativas estão relacionadas a padrões socioculturais e de desenvolvimento referente a independência pessoal e responsabilidade social. Dependendo dos prejuízos nas funções adaptativas apresentados, o TDI é dividido em quatro níveis de gravidade: leve, moderado, grave e profundo. 

 

A depender da gravidade, os pacientes com essa condição podem ter dificuldades em atividades do cotidiano, como realizar contas simples, lidar com dinheiro e troco, sistematização de tarefas, autocuidado e higiene, entre outros. Eles também podem apresentar linguagem imatura para a idade, bem como dificuldade em entender ironia, figuras de linguagem e normas sociais.

 

O funcionamento intelectual costuma ser mensurado com testes de inteligência, com a avaliação do QI. Na investigação deste diagnóstico, destaca-se o papel da avaliação neuropsicológica para melhor avaliação do perfil cognitivo e descrição das capacidades intelectuais.

 

A avaliação médica é fundamental para identificar causas genéticas e não genéticas, condições médicas associadas (como paralisia cerebral, epilepsia) e transtornos mentais, emocionais e comportamentais comórbidos.

 

O tratamento é fundamentalmente comportamental, com treinamento de habilidades conforme as dificuldades apresentadas, com importância de seguimento multiprofissional em psicopedagogia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia. O uso de medicações psicotrópicas, fora diagnósticos psiquiátricos comórbidos, é feito em casos de dificuldade de regulação emocional que levam a irritabilidade e agressividade, mas não alteram o curso do TDI.

 

Com o suporte adequado e o acompanhamento profissional, é possível desenvolver habilidades adaptativas e superar as dificuldades impostas pelo transtorno, alcançando uma melhor qualidade de vida.

plugins premium WordPress