O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes na interação e comunicação social em múltiplos contextos, com prejuízos na comunicação verbal e não verbal. Também é caracterizado por um padrão repetitivo e restritivo de interesses e atividades, com comportamentos estereotipados, alterações da sensorialidade e rotinas inflexíveis. Os sintomas precisam estar presentes desde o período inicial do desenvolvimento, embora possam aparecer com maior intensidade conforme aumentam as demandas sociais pelo meio. Os sintomas também não podem ser melhor explicados pelo Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, embora esses dois possam ser comórbidos. É dividido em níveis de 1 a 3, conforme a necessidade de suporte para realização de atividades sociais e tarefas do dia a dia.
O diagnóstico de autismo é clínico, sem necessidade de exames laboratoriais e de imagens para estabelecer, e é importante investigar a associação de possíveis síndromes genéticas, como Síndrome de Rett, X-Frágil e Down, e quadros médicos, como epilepsia.
Como se trata de um transtorno de neurodesenvolvimento, algumas alterações do contato visual e interação com os cuidadores podem ser percebidas em casos de maior gravidade antes mesmo de 1 ano, mas usualmente os sintomas são percebidos ao longo do segundo ano de vida.
Um levantamento recente do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) do governo dos EUA, publicado em março de 2023, mostra que 1 em cada 36 crianças de 8 anos norte-americanas têm o diagnóstico de Autismo, um aumento de 22% em relação ao levantamento anterior.
O diagnóstico precoce favorece o início de um tratamento rápido no período de maior neuroplasticidade, garantindo um melhor prognóstico. O tratamento consiste em intervenções comportamentais, com treinamento de habilidades sociais, terapia de integração sensorial e desenvolvimento da comunicação. O uso de medicações psicotrópicas pode ser feito para controle de sintomas alvo, como irritabilidade e agressividade, mas são as terapias que proporcionam melhor evolução a longo prazo.
Se você está preocupado com o desenvolvimento ou comportamento do seu filho, não hesite em procurar auxílio especializado.
Clique no botão para agendar um horário da minha agenda
Eduardo Gonçalves – CRM/SP 190318 RQE 905491 – Todos os direitos reservados